Facebook: cuidados a ter
O Facebook é excelente para estarmos em contacto com os amigos. Principalmente os que estão distantes quer em distância ou em tempo.
Para alguns é mesmo uma espécie de diário online. Um espaço onde publicam todos os seus pensamentos e momentos.
Só que essa exposição pode trazer problemas. E no fim de os cometer não há nada a fazer. Por isso o ideal é ter cuidado e assumir medidas de prevenção.
Foi a pensar nesta situação tão actual que a Kaspersky Lab elaborou um ranking dos cinco principais erros que os utilizadores cometem no Facebook. Segundo a empresa qualquer um destes erros “pode fazer com que o utilizador perca dinheiro, veja a sua reputação danificada ou quebre boas relações que mantém com as pessoas que aprecia”.
1- Publicar a biografia completa
Porque motivo isto é um erro:
Embora seja tentador ter muitas felicitações e “gostos” no nosso aniversário, quando somos pais ou quando algo importante acontece na nossa vida, convém considerar quantos serviços, incluindo bancos e instituições financeiras, contam com os seus dados, como a data de nascimento, para ter acesso à sua conta. Além disso, os cibercriminosos gostam muito do Facebook e de outras redes sociais, já que estas lhes permitem recolher todo o tipo de dados, que depois utilizam para violar as contas mais importantes.
O que se deve fazer:
Não publicar a data de nascimento na Internet, ou pelo menos não indicar o ano. Deve também evitar-se revelar casualmente os nomes de familiares ou de animais de estimação e outros dados parecidos, que muitas vezes são usados para ataques de engenharia social.
2 – Tornar os posts públicos
Porque motivo isto é um erro:
Qualquer um pode ler o que publica – os seus amigos, a sua mãe, os seus filhos, o seu chefe, o seu ex, agências de emprego, além de múltiplas empresas de marketing e possíveis “inimigos” que estiverem a planear algum tipo de fraude online. Normalmente consideramos que os posts do FB são uma forma moderna de contar histórias a um pequeno público, como se o estivéssemos a fazer na sala de estar com um gruo de amigos ou familiares. Mas quando o post é público, a coisa muda de figura. Alguém pode, acidentalmente ou com intenção, mal-interpretar as suas palavras e contar a sua versão dos factos a uma pessoa que é importante para si. Ou simplesmente pode usar as suas palavras para o incomodar ou preparar algum tipo de partida, roubar a sua identidade, etc… a lista é infinita. Isto pode mesmo acontecer e, com efeito, são muitos os casos em que algum post imprudente foi partilhado nas redes sociais, tendo provocado inclusive o despedimento da pessoa.
O que se deve fazer:
Defina a sua conta do Facebook para que os seus posts sejam partilhados “apenas com amigos” ou “amigos de amigos”. É fácil ignorar este ajuste e acabar por partilhar o post com os mais de mil milhões de utilizadores do Facebook. Também deve prestar atenção ao público com o qual está a partilhar as suas fotos.
3 – Usar passwords pouco seguras
Porque motivo isto é um erro:
Provavelmente tem muitas galerias e mensagens privadas no Facebook e, sem dúvida, não deseja que qualquer pessoa as possa ver. O que talvez seja ainda mais importante é que a maioria das pessoas usa o Facebook para iniciar sessão noutras páginas e noutros serviços da Internet. Por isso, se alguém conseguir obter acesso à sua conta do FB, todos esses serviços estarão também comprometidos.
O que se deve fazer:
Escolha uma password forte e segura para a sua conta. Melhor: active a dupla verificação para se proteger. E não use a sua password do Facebook em nenhum outro serviço, deve ser única.
4 – Partilhar a sua localização
Porque motivo isto é um erro:
Permite às outras pessoas saberem onde está, averiguar onde vive e onde trabalha. Isto pode ser especialmente perigoso para crianças e jovens. Além disso, mesmo quando faz algo “inocente”, como registar-se num restaurante ou num hotel, está claramente a indicar que não está em casa, o que pode ser informação de muito valor para os ladrões.
O que se deve fazer:
Desactivar a geolocalização (adicionar o local) nas fotos que publica. Não use a função de localização ou crie uma lista muito restrita e controlada de pessoas que podem ver onde está.
E lembre-se: desconfie sempre de desconhecidos.
5 – Aceitar amigos que não são amigos
Porque motivo isto é um erro:
Provavelmente isto já lhe aconteceu muitas vezes. Alguém lhe pede amizade, mas trata-se apenas de um conhecido, ou nem sequer sabe quem é, mas têm dez amigos em comum, pelo que acaba por aceitar o seu pedido. Isto não deveria acontecer. Em primeiro lugar, porque sendo seu “amigo”, esta pessoa desconhecida tem acesso à sua informação, publicada no modo “apenas amigos”, e pode usá-la para qualquer fim. Depois, compromete a segurança dos seus amigos, já que muitas pessoas usam o modo “amigos de amigos” para publicar, e as suas actualizações de estado, lugares e fotos também estarão visíveis a esta pessoa. Além disso, este desconhecido pode enviar mensagens (eventualmente com spam e links maliciosos) e tornar-se amigo de ainda mais pessoas, já que a sua amizade aumenta a autoridade desta pessoa.
O que se deve fazer:
Aceite pedidos de amizade apenas de pessoas que conheça pessoalmente, e que conheça bem. Talvez convenha fazer uma avaliação especial à sua rede pessoal no Facebook – isto fará com que se destaque qualquer tipo de atitude estranha entre as pessoas com quem tem amizade no Facebook.