Sushi em Lisboa? No Yakuza, claro!
Novo espaço de Olivier abriu na antiga Real Fábrica das Sedas, junto ao Largo do Rato.
Para entrar temos de subir uma pequena escada e tocar à campainha. Esperar que se abra uma portinhola e só depois entramos dentro daquele que é o novo restaurante by Olivier. O Yakuza que tem, agora, uma nova morada. Na Rua da Escola Politécnica, 231 – 1º Esq, em Lisboa.
O espaço conta com várias salas o que permite não só criar ambientes distintos como incentiva a refeições mais intimas. A decoração é sóbria e sumptuosa, com lustres e sofás confortáveis. Mas toda a ação decorre no balção. Lá é possível ver os “mestres” diga-se os shushimen em ação. Com uma vantagem adicional (e muito mais interessante): a vista para o jardim (e lago) japonês.
Mas vamos ao que interessa: a comida. O Yakuza First Floor corre o sério risco de conquistar o título de um dos melhores restaurantes de sushi em Lisboa. Ingredientes fresquíssimos, inovação e coragem na criação de novos pratos e sem medo de investir na fusão de gastronomias. A prova está numa versão “japonesada” do mini bitoque.
A carta é variada e simplesmente deliciosa. O que dificulta, e muito, a escolha. Desde a Salada Yakuza, ao Temaki Califórnia ou ao Nigiri New Style… apetece comer um pouco de tudo. E depois há também o sashimi, os makizushi (experimente o Tirashi maki e o Shiromi maki) e os Gunkans (aqui claramente o vencedor é o Gunkan de Kobe, com wagyu, foi egras, cebola confitada e teriyaki).
Nos pratos mais compostos, se ainda tiver estômago para eles, há de tudo um pouco. Desde asinhas de frango levemente picantes com flor de sal e lima (ou, para ser mais exacta, Tori no tebasaki), a Shake Yaki (salmão, teriyaki e flor de sal), a um Kuru Tara (bacalhau negro do Alasca marinado em sayko). Para acompanhar pode escolher um (ou mais) de quatro acompanhamentos: espargos com soja de sésamo; couve flor com molho de cebola e sésamo; beringela em molho dengaku; ou cogumelo japonês com molho de sésamo.
Em alternativa pode-se optar por algo mais leve e ainda mais asiático: a tempura e as massas. E nem pense em sair sem comer (aliás, deliciar-se) com uma sobremesa. Há opção para os mais e os menos gulosos. Uma sugestão? A geleia de café, limão e nata. Ou então o creme queimado de jasmim, manga e sansho.
Uma pequena nota. Como bom restaurante de gastronomia japonesa o Yakuza tem, obrigatoriamente, na sua carta de bebidas, opções japonesas, nomeadamente na secção de cervejas. Se prefere bebidas não alcoólicas siga um conselho: opte por um dos vários chás.
Se a visita ao Yakuza for ao fim do dia aproveite, vá com tempo, desfrute do bar, tome uma bebida e descontraia no jardim. Um pequeno paraíso, bem no centro de Lisboa.
Yakuza First Floor by Olivier
Rua da Escola Politécnica, 231, 1º Esq – Lisboa
Por Alexandra Costa/OJE
Artigo publicado a 20/01/2016