Domingo, Novembro 10, 2024
Diário de Notícias

Mulheres continuam afastadas dos lugares de decisão

Em Portugal apenas 26,6% das empresas têm uma liderança feminina. Um número abaixo da média europeia, do valor mínimo da paridade e dos 33,3% estabelecidos por lei.

Pode parecer um paradoxo dizer que a Europa está atrasada cerca de 60 anos no que concerne à igualdade de género quando há personagens como Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, ou Angela Merkel, chanceler da Alemanha. Mas a verdade é que são duas exceções. Os vários estudos feitos sobre o tema provam isso mesmo: a Europa tem crescido apenas meio ponto percentual por ano, fixando-se nos 67,9 pontos (numa de tabela de 100). Suécia, Dinamarca e França são os países com melhores resultados, mas o realce vai para a Itália, Luxemburgo e Malta, dado serem os países que mais subiram no ranking (com valores avaliados a partir de 2010).

Ler o artigo completo

Artigo publicado no Diário de Notícias, a 22 de Janeiro de 2021

Alexandra Costa

Jornalista desde 1996. Adoro viajar, conhecer novas culturas, experimentar gastronomias. Sou viciada em livros e nunca digo que não a uma boa conversa e amo a minha Luna. Defendo que mais vale poucos (e muito bons) amigos do que milhentos conhecidos. E prefiro ver o “copo meio cheio” em detrimento do “copo meio vazio”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *