Sobre
Alexandra Costa
Jornalista desde 1996 comecei na revista Exame e já passei por inúmeros meios de comunicação social, desde o Vida Económica, o Jornal da Economia do Mar, Prémio, Just Leader, entre muitos outros.
O meu percurso profissional começou na área do marketing (a escrever sobre) mas rapidamente evoluiu para o mundo das Tecnologias da Informação, área que nunca abandonei. Nos últimos 15 anos comecei a escrever sobre turismo, gastronomia e vinhos, tendo participado, em 2014 e em 2017, no guia Boa Cama Boa Mesa. Ainda na área do turismo fui parte integrante da redacção do mais antigo jornal online direccionado ao trade: o Opção Turismo.
Actualmente escrevo (de forma regular) para a Distribuição Hoje, para a Logística e Transportes Hoje, para a Revista Sustentável, assim como para a secção de Sustentabilidade do Jornal de Negócios. Escrevo ainda para o Diário de Notícias e tenho ainda o meu próprio projecto, o Here and There, que convido a visitar.
Para conhecer o meu percurso profissional aceda ao LinkedIn e faça parte da minha rede. https://pt.linkedin.com/in/alexandra-costa-jornalista
Media
Artigos publicados nos media portugueses
Conteúdos Corporativos
Newsletters, revistas internas, casos de estudo
O que dizem de mim
Miguel Albuquerque Castro - Regional Growth & Scale Lead for EMEA West @ Microsoft News & Feeds
I had the opportunity to work with Alexandra when I first joined Microsoft back in 2008 and for a period of 4-5 years. Those were the early days of MSN Portugal and Sentido das Letras (Alexadra's company at the time) was a very important partner in the growth of our audience and content consumption in Portugal, by producing quality content that was trustworthy, relevant and engaging for our audience. Her professionalism, and work ethics were always of the highest standard. On top of the content production, Alexandra and her team / colleagues at Sentido das Letras, managed to follow Microsoft's technical specifications for content onboarding in a timely manner and also to come up with ideas and proposals for new content formats and topics.
Victor Jorge - Editor-in-Chief | IFE
Conheço a Alexandra – e não, não é Xana – há vários e muitos anos. Primeiro foram os vinhos, depois vieram os transportes, associados a eles a logística, a seguir a indústria agro-alimentar, para não esquecer o retalho e as questões ligadas à sustentabilidade. Isto para dizer que “multi” é pouco para descrever as várias facetas de jornalista da Alexandra. Por isso, “invento” aqui a denominação de “megafacetada” para descrever a versatilidade e o profissionalismo da Alexandra enquanto profissional de comunicação. Gostei, gosto e espero continuar a gostar de trabalhar com a Alexandra. Penso que, só isto, diz muito de quem é a Alexandra como pessoa e como profissional.
Luís de Magalhães - Director| Opção Turismo
Quem é a Alexandra Costa? Uma pergunta que parece ser de fácil resposta mas que, no entanto, é difícil de o fazer. Quem trabalhou com ela ou quem a teve sob as suas ordens terá sempre, profissionalmente, a mesma opinião. No meu caso, aconteceram ambas as situações, embora a última tenha sido durante alguns anos. Profissionalmente, posso classificá-la como uma excelente profissional, com bastantes conhecimentos e recursos, nomeadamente naquilo que também se tornou a sua grande paixão: a gastronomia e os vinhos. Logo a seguir à economia, diga-se em abono da verdade. Paralelamente, certamente influenciada por estas vertentes, “aventurou-se” também no Turismo. Fê-lo com garra, como se costuma dizer, e bem cedo enfrentou alguns desafios que o sector impõe. Mostrou ser hábil nas entrevistas e em determinadas missões – ou desafios – ao serviço do Opção Turismo. As rotinas e “aventuras” inesperadas do dia-a-dia de um jornal online, a par com o sentido de responsabilidade e bons conhecimentos informáticos, promoveram-na a lugares de chefia e, muitas vezes, teve de assumir o quase controlo absoluto de edições consecutivas, resolvendo situações e mostrando sempre estar à-vontade. Todavia, devo-se acrescentar que um bom profissional, só é digno dessa distinção, se a par do seu profissionalismo sobressair, na mesma percentagem, outros valores tão nobres como a amizade, o humanismo, confiança, paixão, boa vontade, dedicação e o espírito de entrega e inter-ajuda sem nada esperar receber. E tudo isso existe verdadeiramente na Alexandra, pelo que não se torna fácil ser seu Amigo, uma vez que ao se “selar” esse pacto, pode contar-se com ela para sempre, nos bons e maus momentos. Por mim, posso afirmar que gostei de ter trabalhado com ela, de a ter sob as minhas ordens mas, sobretudo, pela Amizade que hoje nos une.