Quinta-feira, Abril 25, 2024
Aqui e AliColaborações ActivasMediaOjeUncategorized

Montebelo Aguieira: o paraíso escondido

Fica a poucos quilómetros de Viseu, mais precisamente em Mortágua. Um resort perfeito não só para quem quer relaxar a dois, mas também para quem faz férias em família.

Empreendimento-Montebelo-Aguieira-Lake-Resort_baixaImagine as paisagens idílicas de destinos paradisíacos como Maldivas, Bali… Sabia que há algo semelhante em Portugal? Um resort onde se pode passear sem ser atropelado pelos outros turistas, onde se ouve os passarinhos, onde há um verde sem fim apenas que- brado pelo azul da água da lagoa (formada pela barragem). Fica a poucos quilómetros de Viseu (mais precisamente em Mortágua) e dá pelo nome de Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa.

Aqui, o objetivo é proporcionar o maior descanso e privacidade aos hóspedes. Estes ficam alojados em moradias em banda. E há várias tipologias. T1, T2 e T3 (algumas destas com piscina privativa), todas elas com sala e cozinha totalmente equipada. O que se pretende é que os hóspedes tenham autonomia. Se quiserem, podem fazer as suas próprias refeições (há inclusive um grelhador para churrascos ao ar livre), pedir um room service ou optar por almoçar/jantar no restaurante do resort. O mesmo acontece com o pequeno-almoço. Aliás, todos os serviços (piscina, restaurante, spa, ginásio) estão localiza- dos junto à receção. Ou seja, a poucos minutos a pé das moradias.

Na época alta (a partir de 15 de julho), o resort tem um programa de atividades em grupo e náuticas. Sim, porque o resort está localizado junto à barragem da Aguieira, o que permite a prática de todo um conjunto de desportos náuticos – não é por acaso que o Montebelo Aguieira é o local escolhido, por diversos atletas, para fazerem os seus estágios de treino. Entre as várias atividades (outdoor) disponíveis destaque para o windsurf, ski náutico, wakeboard, canoagem/kayaks, insufláveis, motos de água e gaivotas. Há também uma escola de vela e de mergulho, para iniciados ou avançados, uma piscina exterior panorâmica para adultos com área anexa para crianças que inclui jogos de água, um circuito de manutenção para jogging e biking, um campo exterior de futebol de 5, um campo de mini-golfe e ainda um court de ténis. Ou seja, caso não queira conhecer a região ou ficar a relaxar na piscina, há muito para fazer. É certo que há atividades que só são asseguradas entre 15 de julho e 15 de setembro. É o caso do Windsurf, ski náutico, wakeboard, vela, mergulho, e os insufláveis. No entanto, para quem opta por visitar o Montebelo Aguieira noutra altura do ano, há a possibilidade de usar as gaivotas, os kayaks, as motas de água e ainda de passeios de barco. Convém é fazer uma reserva prévia. Se não é muito aventureiro em termos de desporto pode relaxar na piscina, fazer uma massagem no spa ou simplesmente passear pelo resort. Há muito verde onde descontrair.

Mas há uma área que é extremamente importante para os portugueses: a gastronomia. Português que é português aprecia um bom prato. E aqui não há nada a apontar. O restaurante disponibiliza uma boa variedade ao pequeno-almoço (uma dica, não deixem de provar o requeijão) e o cuidado com a comida estende-se ao restaurante. No verão, os hóspedes têm acesso a um almoço buffet (afinal, em férias dá-se primazia ao descanso e ao sol) e a uma ementa a la carte ao jantar. Pelo meio, não deixe de provar os vinhos da “casa”, diga-se, da Casa da Ínsua, seja na sua variante rosé, branco ou tinto.

Por Alexandra Costa/OJE

Alexandra Costa

Jornalista desde 1996. Adoro viajar, conhecer novas culturas, experimentar gastronomias. Sou viciada em livros e nunca digo que não a uma boa conversa e amo a minha Luna. Defendo que mais vale poucos (e muito bons) amigos do que milhentos conhecidos. E prefiro ver o “copo meio cheio” em detrimento do “copo meio vazio”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *